sexta-feira, 5 de março de 2010

a paz na prática.

O dia começou, no trabalho, com a secretária pedindo uma sugestão de calmante, porque não havia dormido bem à noite. Insônia a partir das 3 da madrugada. Fui solidária à sua agonia, porque isso já aconteceu várias vezes comigo. Aconselhei-a a criar uma rotina para uma boa noite de sono: pelo menos uma hora antes de deitar-se, o ideal seria desligar a televisão, ou o computador, e ouvir música calmante ou ler. Se, ainda assim, acordar no meio da noite pensando nos problemas, seria bom dizer para si mesma: “Agora preciso dormir. Amanhã resolverei esse problema”.
O nervosismo parece realmente ser uma epidemia mundial. Conheço muitas pessoas que vivem sem pensar, sem prestar atenção na vida. Parecem que vivem no automático... e imersas na ansiedade. Esquecem que não existe felicidade sem paz interior. E essa paz não se compra, não se acha na esquina mais próxima. Ela precisa ser fabricada dentro de cada um, no silêncio da mente. Disse Paramahansa Yogananda:

“Se ligarmos uma lâmpada de 120 volts numa linha de 2.000 volts, ela se queimará imediatamente. Analogamente, o sistema nervoso não foi feito para suportar a força destrutiva da emoção intensa ou de persistentes pensamentos e sentimentos negativos”.

A tensão nervosa revela falta de fé. E só faz aprofundar a ilusão cósmica (“maya”) dentro de nós. Então, raciocinemos: seja qual for o motivo do sentimento negativo que trouxermos – seja raiva, medo, revolta, desânimo... – é importante desviarmos a atenção dele e entregarmos o caso a Deus. Com a companhia divina, sentiremos mais força e alívio para enfrentarmos conscientemente os problemas.
Mas é preciso realizar, diariamente, a prática da paz... Sempre que pensamentos ruins tentarem se aproximar, respiremos fundo, lembremo-nos de algo bom, visualizemos uma imagem bonita, agradeçamos bênçãos já recebidas e sintamos a calma chegando... É infalível. Em questão de minutos mudamos nosso padrão vibratório e nos sentimos melhor. Foi isso o que tentei dizer à minha amiguinha do trabalho. E ela me prometeu tentar por em prática os ensinamentos, desde já...
[ilustração de roy fox]

Nenhum comentário:

Postar um comentário