domingo, 14 de março de 2010

o equilibrista.


"O Equilibrista" ("Man on Wire", no original), documentário dirigido por James Marsh, em 2008, conta a história de Philippe Petit, um equilibrista que, em 1974, passeou por sua corda esticada entre os terraços das duas torres gêmeas do hoje extinto World Trade Center, em Nova York. Fantástico.
Causou-me duas profundas reflexões. A primeira: realmente, nada é impossível. A não ser que você pense que seja. O filme sensibilizou-me ao mostrar a tremenda força de vontade de um homem, obcecado por um desejo. Venceu vários obstáculos, superou circunstâncias totalmente adversas... Usou e abusou da sua concentração, da sua criatividade, do seu pensamento positivo.
A segunda reflexão foi em relação ao seu organismo, mais especificamente ao seu aparelho vestibular (ou labirinto). Petit deve ter um sistema vestibular altamente adaptado, para lidar com o equilíbrio a alturas incríveis. Fiquei pasma... Lembrei-me dos meus pacientes idosos, com o equilíbrio tão ineficiente, nas sessões de reabilitação vestibular. E pensei: o exemplo do francês equilibrista, concentrado em seus objetivos, é um bom argumento para o sucesso da terapia...
"O Equilibrista" ganhou vários prêmios, entre eles o Oscar de melhor documentário de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário