domingo, 7 de março de 2010

minha pequena buda.

Minha filhota ficou tão empolgada em saber que poderá frequentar aulas de ioga e meditação para crianças que resolveu fazer uma "produção" em estilo indiano... Chamou por mim em seu quarto e, quando entrei, lá estava ela, em posição de lótus, vestida com minha camiseta com Krishna estampado e uma toalha fazendo as vezes de turbante - ela se inspirou numa foto de Snatam Kaur, uma cantora de mantras. Eu não sabia se ria ou admirava a inspiração... Minha pequena adora fazer produções de moda e adora escutar mantras... Assim, uniu o útil ao agradável, com um bom toque de humor, claro.
Então pensei: se meu pai fosse vivo, acharia um absurdo. Era avesso a religiões, as quais, segundo seu pensamento, "não serviam para nada, a não ser enriquecer alguns poucos com o fanatismo de muitos". Apesar disso, minha mãe, espiritualista, conseguiu desenvolver nos filhos um sentimento religioso muito forte. Cada um seguiu um caminho próprio, no tempo próprio, e hoje frequentamos o mesmo templo... que bom!
E assim tento desenvolver em meus filhos a semente do bem, a crença em Deus, e posso dizer que uma ação vale mais do que mil palavras. O exemplo é tudo. E por isso educar filhos acaba mudando a sua vida. Você é o exemplo vivo, para eles. Quanta responsabilidade!
Mais uma coisa: não me venham dizer que não devemos interferir na educação religiosa dos filhos. A frase mais banal de se ouvir sobre isso é: "Vou deixar que meu filho escolha seu caminho quando crescer"... Muito mais fácil é abster-se da formação religiosa da criança do que tirá-la da ilusão consumista a que costumamos bombardeá-la, não é? E desde pequenina a criança vai sendo induzida pelos próprios pais a ter, a ter cada vez mais... sem ser educada na busca da sua essência. Engraçado, não? Levar uma criança ao templo é muitas vezes considerado impróprio, mas deixar que ela se torne egocêntrica, incapaz de enxergar o próximo como irmão, ou mesmo revoltada porque não tem condições de consumir o que vê na tevê, não é problema.
Ser mãe não é fácil, mas essas pequenas alegrias, como a que minha menina me proporcionou, fazem tudo valer a pena.

2 comentários:

  1. Que orgulho! Eu sonho em poder passar esses valores para meus filhos ( que nem existem ainda). Ficaria emocionada com uma coisa dessas.
    Saber que somos todos uma grande família e que o mais importante eh SER e não TER, isso eu pretendo passar para os pequenos do futuro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Fernanda... Fiquei emocionada, realmente. Muito bom!
    E tenho certeza de que seus pimpolhos serão muito bem educados por você, que é tão especial...
    Hari Om!

    ResponderExcluir