sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

equilíbrio.

"O homem que é calmo e equânime na dor e no prazer, aquele que não se deixa abalar por nenhum dos dois, somente ele faz jus a alcançar a eternidade". - Bhagavad Gita, II:15
Adorei a frase, dita por Krishna a seu discípulo Arjuna. Em condições adversas ou negativas, é importante fazer oposição ao pessimismo e pensar de modo construtivo. Não ceder às experiências desagradáveis é uma virtude que exige prática. O melhor a fazer é manter a serenidade, sempre.
Hoje passei por uma situação bem chata, mas, felizmente, lembrei-me de praticar "titiksha" - em sânscrito, "capacidade de suportar com equinimidade mental". Deu certo. Neutralizei os pensamentos raivosos e me refugiei num mantra, mentalmente. Foi até engraçado, porque meu "opositor" percebeu minha serenidade, meu calmo silêncio interior. Acabamos com a "desavença" em poucos minutos. Minha mãe costumava dizer uma frase muito sábia: "Quando um não quer, dois não brigam". Sempre lembro disso.
Palmas para a meditação. Ela está me deixando mais forte e tranquila. Há ainda muito a aprender, mas já fico impressionada ao perceber como o autoconhecimento e a consciência da energia divina em nós fazem milagres... Namaste!
[ilustração de chris scarborough]

2 comentários:

  1. Que delicia poder ser uma pessoa mais serena e em paz, mesmo no meio do turbilhão.

    Adoro suas postagens querida.

    Harih Om

    Fe

    ResponderExcluir
  2. Ah, Fernandinha, suas palavras me fazem muito bem, sabia?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir