quinta-feira, 15 de abril de 2010

haring para crianças.



Encontrei no blog da editora Cosac-Naify um lançamento para crianças que me chamou a atenção, já que é um presente do artista plástico Keith Haring para uma menina. Veja que legal:

O mais recente lançamento infantil da Cosac Naify, O livro da Nina para guardar pequenas coisas guarda em si – além de pequenas coisas – uma história muito rica e peculiar.
O artista pop norte-americano
Keith Haring deu à filha de seu amigo e pintor italiano Francesco Clemente um presente muito especial. Em seu sétimo aniversário, Nina recebeu um livro totalmente personalizado, escrito e ilustrado por Haring de maneira artesanal. “Se quiser colecionar coisas grandes, arrume uma caixa”, diz ele no “manual de instruções” do livro, indicando que o objeto deveria ser usado apenas para as coisas mais singelas que Nina visse, ouvisse, ganhasse – e quisesse guardar. Guardar colando, pintando, desenhando, escrevendo, achatando etc.
Em outubro de 1987, Keith Haring escreveu em seu diário: “Alguns dias antes de voltar de Nova York, visitei Nina e Chiara Clemente, e ficamos desenhando juntos nas paredes de sua casa. Acho que esse foi um dos momentos mais marcantes da minha vida" (...).
O livro foi publicado nos Estados Unidos, em edição fac-similar, quatro anos após a morte de Keith, em 1994. O lançamento agora no Brasil também tem história. Como se traduz um livro feito inteiramente à mão? A Cosac Naify empreendeu um extenso trabalho de desenho das fontes, a partir da letra de Haring. Além disso, buscando preservar o caráter artesanal do objeto, o nome do autor não aparece na capa, apenas na lombada, e a edição não tem folha de rosto – já na guarda, vê-se a dedicatória ilustrada: "Para Nina, em seu sétimo aniversário – 15 de julho de 1988. Com amor, Keith”.
"O livro da Nina para guardar pequenas coisas" tem tradução de Alipio Neto e custa em torno de R$49,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário