domingo, 28 de junho de 2009

como você vai?

M. Garner me contou que uma amiga sua lhe dissera, com espanto, que ela (Garner) era a sua única amiga que andava de ônibus pela cidade. Como se isso fosse uma aberração... ou um tanto quanto demodé. Pode? Em pleno século XXI, quando a gente luta pela preservação do meio ambiente, procurando alternativas mais simples e menos poluentes para o planeta, ainda tem gente que só anda de carro e acha curioso que os outros não façam o mesmo!
Eu, por opção, não tenho carro. Acho que faço uma grande economia para o meu orçamento e um favor para o planeta. Não pago prestação do veículo, IPVA, estacionamentos, gasolina... E, nessa cidade, andar de táxi é bem mais seguro do que uma mulher dirigir sozinha, principalmente à noite. O carro me faz falta em viagens, mas não encontro problemas em utilizar ônibus intermunicipais.
O metrô é o meio de transporte público que mais uso. Não é confortável, vive cheio - nos horários em que vou para o trabalho está sempre lotado -, mas é rápido, mais barato que um táxi e um pouco mais seguro que o ônibus. E não polui o meio ambiente. Então, é uma opção, ainda que limitada em termos de destinos, para andar pela cidade.
Confesso que me incomoda muito entrar num vagão cheio, porque não se pode direcionar o olhar para lugar nenhum. Fico tensa. Tento olhar para baixo, para os letreiros... Acho esquisitíssimo um monte de gente sentada e em pé, lutando por um mínimo de espaço... Minha saída: um bom livro nas mãos. Como sempre, ler é uma ótima opção...

2 comentários:

  1. Querida EV
    Antes de mais nada....SDDS. Bem, eu tb ptcamente só ando de táxi (vc sabe disso). Entretanto, por razões profissionais, tenho um carrinho...meio antigo (1996)...mas que me serve bem quando é necessário. Mas andei pensando em NÃO ter carro...mas seria muito complicado....BJS e..SDDíssimas
    Kurt
    PS: vc está postando pouco!!!!

    ResponderExcluir
  2. Veja bem, não critico quem tem carro... mas sim quem critica quem não tem...
    Pensei que tinhas me abandonado...rsrsrsrs
    É verdade, estou postando pouco...depois te conto!
    bjkíssima

    ResponderExcluir