sábado, 20 de junho de 2009

reflexões no banheiro.

Li um artigo que tecia considerações sobre o banheiro, apontando-o como o lugar mais importante da casa. Adorei. E lembrei de Millôr, que já disse que o banheiro era o "o último recesso do homem civilizado"...
De fato, a sala de banhos é o espaço mais íntimo de uma residência. Eu adoro estar lá. Mais do que um local onde se faz a higiene, é um "templo" de alívio, purificação, intimidade, prazer... A porta trancada de um banheiro revela-se um verdadeiro refúgio, bom para reflexão, sossego, abstração do mundo...
Na infância, eu dividia o quarto com os outros três irmãos e era no banheiro o meu refúgio. Era também para lá que minha irmã corria quando terminávamos as refeições, para não ter de ajudar a tirar os pratos da mesa. "Lá vai ela pro banheiro, inventando indigestão", reclamávamos nós, que tínhamos de fazer o trabalho por ela...
Um item importante no na organização do meu banheiro é um revisteiro. Na santa paz do meu mundo leio revistas e livros, faço anotações, escuto música, falo sozinha feito maluca, enfim... desfruto de um tempo reservado para euzinha. É muito bom.

Um comentário:

  1. Querida EV
    Realmente "O" banheiro. Assim esta dependência doméstica deveria ser denominada. Lá realmente se decidem os destinos das nações.... nesta intimidade solitária, um convite a reflexões profundas. Vc tem razão.... banheiro é fundamental. Bjocas
    Kurt

    ResponderExcluir