segunda-feira, 20 de abril de 2009

Por uma vida menos ordinária

Blogs são, também, diários. E hoje sinto falta de escrever. Na minha adolescência, eu tinha esse hábito. Adorava escrever, desenhar e fazer colagens nas minhas agendas. Arriscava até poesias. Depois me formei em Jornalismo e continuei escrevendo, claro que de uma outra forma...
Senti vontade de escrever hoje sobre vários assuntos, a começar sobre uma frase inteligentíssima dita por Coco Chanel: "Podemos nos acostumar com a feiúra, mas nunca com a negligência". Uau! Isso mexeu comigo.
Que dizer da feiúra? Talvez signifique a feiúra mesmo, em si...Ou também a rotina, o que não pode ser mudado, o que é triste e esquecido, o que é ordinário, o imperfeito... A vida tem dessas coisas (que frase mais jargão, mais ordinária! ...). Temos de aceitar e pronto? Errado. Erradíssimo! Eu sei, isso está parecendo um texto de livros de autoajuda, mas não é, não. É só um desabafo.
Hoje discuti assuntos com meus irmãos e percebi que todos eles se tocaram nessa encruzilhada de ideias: "Chega de feiúra, de depressão... Não negligencie a felicidade que está por acontecer, diariamente. Cadê a sua autoestima, pombas?
E assim fiquei pensando na sofisticação que devemos dispensar à rotina, ao que fazemos diariamente. Sofisticar o cotidiano é dar-lhe sentido, é valorizar o trivial, é considerar o ordinário um passo para a experiência, para o fazer-melhor. Gorgeous! Maravilha! Então foi essa a mensagem que passei, ao telefone, para minhas irmãs. Não se negligencie, ainda que as coisas não estejam saindo do jeito esperado.
É a negligência inaceitável, como disse Chanel, que acaba com o otimismo, que te empurra para a beira da depressão. Moral da história: a sua história pode ser simples, mas você é responsável por ela. Só você. Então, não se boicote. Aumente o som, por favor, porque assim a autoestima aumenta junto.

2 comentários:

  1. Querida EV. Cheia de verdade a assertiva da Coco Chanel. Realmente devemos sempre melhorar a nossa auto-estima, "aumentar o som". E nada melhor que ler um texto "gorgeous" (minha tradução: translumbrante) como este prá melhorar tudo. BJS

    ResponderExcluir
  2. Ah, EM... Suas palavras é que são "gorgeous"...
    Thanks!
    bjk

    ResponderExcluir