sábado, 4 de abril de 2009



Em 2009, o mundo comemora o ano internacional da astronomia, celebrando 400 anos de astronomia moderna.

A escolha de 2009 para festejar a ciência que nos revela os segredos do Universo deve-se ao fato de que em 1609 - há 400 anos atrás - dois eventos marcaram o início da astronomia moderna. O mais famoso é atribuído a Galileu Galilei, o italiano considerado por muitos o "pai" da ciência moderna. Em 1609, ele, num momento inspirado, apontou seu telescópio para o céu noturno. O que o italiano viu mudou profundamente nossa concepção do Cosmos e a relação entre religião e ciência.

Naquele mesmo ano, o alemão Johannes Kepler publicou o livro "Astronomia Nova" e conseguiu provar o que ninguém, em 3 mil anos de observações, jamais havia suspeitado: as órbitas planetárias são elípticas, e não circulares. Na mesma obra, Kepler foi mais além e especulou que uma força emanando do Sol é a responsável pelas órbitas planetárias. Isso era o embrião da teoria universal da gravidade, que seria desenvolvida por Newton décadas depois.

Se hoje sabemos que somos feitos de matéria das estrelas, que nosso planeta foi formado há 4,5 bilhões de anos e que vivemos em um Universo em expansão, devemos agradecer aos dois.

Apenas aqueles que acreditam na força das idéias têm o poder de transformar o mundo...

[adaptado de "Festa nos céus", de Marcelo Gleiser (revista Galileu jan 2009)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário