domingo, 12 de abril de 2009

fantasminha velho


Discussão do momento nas saídas com amigos: maturidade. Boas questões: Dá pra ter filho depois dos 40? Mas pra que ter filho depois dos 40? Você se sente ainda jovem e ao mesmo tempo sem paciência para tantas coisas, como um velho? Como será o envelhecer, daqui (dos 40 anos) pra frente? Minha geração parece não querer mais envelhecer. Tornar-se um velho jovem, mesmo que decadente, será melhor que ser uma pessoa velha, mas bem conservada?

O fantasma da velhice chegou, para minha infelicidade. Atravessei a linha dos 40, há pouco. Mantenho ainda, porém, minha capacidade de pensar como jovem. Li estas palavras e achei coerente: "O mérito não está em ser jovem quando se é jovem, não dá prara fazer diferente. Mas o esforço que representa ser jovem quando não se é mais, isto me leva às lágrimas" (De Benoîte Groult, escritora francesa, num livro dedicado à maturidade: "La touche étoile"). O corpo perde a densidade, mas os pensamentos são tão ou mais criativos do que quando passava pelos 20 anos. Tudo cai, pela ação da gravidade - que tristeza, caramba! A juventude se dilui, comparando o seu corpo ao padrão de beleza atual. E você observa de longe as lindas mulheres que ainda não cruzaram a faixa dos 40.

Quando sento na mesa com amigos e passamos a nos lembrar de um passado recente, mas completamente incrível, cheio de experiências que nos fazem rir pela noite inteira, sinto prazer na maturidade. A melhor coisa dos anos, pra mim, é a capacidade de lembrar deles com grande satisfação, de rir dos momentos mais embaraçosos (e nisso eu era craque) e de se arrepiar o braço por ter amigos que compartilham isso comigo. Tá bem, isso soa meio piegas. Mas, quer saber? Pieguice também pode ser uma saída pra uma velha jovem (ou jovem velha) como eu. Depois de dois chopes, então... Me larga. Me deixa. Não tenho mais tempo de perder a cabeça. Daqui pra frente a maturidade me aguarda. Que se apresente esse fantasma. Eu pego ele de jeito.

3 comentários:

  1. "Renovar" é viver!!!
    Ter um filho após 40 anos é reviver,voltar a ser jovem,é reflorestar,florecer a vida chata de antes...Ter filho aos 40,pode ser a salvação de muitos...Se a vida está parada então ou vc se movimenta com uma vida selvagem de filhos ou vc compra uma bicicleta e vai para Dubai!!!
    O importante é movimentar o que está parado!!!
    Vc é que sabe, avida é SUA, a felicidade também!!E o que os outros vão falar??
    Nda interessa fofa, a vida realmente é sua,se isso te traz felicidade que assim seja!!
    Namastê Adonai

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta:pq vc não vive o agora?Fantasmas são do passado e o futuro é o futuro...
    Talvez esse desejo seja um desejo retardado da lenda...
    Vou começar a te chamar de pós-tina,kkkkkkkkkkkkkkkkk

    bjos minha amada vertigem

    ResponderExcluir
  3. É, o futuro é o futuro...muito boa definição! ... vaga e turva como um fantasminha... mas um fantasminha sem grandes ameaças.
    Já dizia o velho ditado: "o seu futuro começa hoje", ou "colherás o que plantares".

    ResponderExcluir