quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

hoje é dia de yogananda.

Tenho que confessar: muitas vezes choro ao ler as palavras de Paramahansa Yogananda. Suas colocações me chegam sempre de uma maneira decisiva, caridosa... Em certos momentos de estresse, eu mantenho uma conversa bem franca com esse mestre, que deve sorrir ternamente da minha desarmonia...
Hoje comemora-se o aniversário de Yogananda. Para homenageá-lo, reproduzo aqui alguns de seus pensamentos...
"Não é pela concentração em dogmas que poderemos alcançar Deus, e sim pelo verdadeiro conhecimento da alma... Para mim, não existem judeus, cristãos ou hindus; todos são meus irmãos. Eu presto adoração em qualquer templo, pois todos foram construídos em honra de meu Pai".

"Não deixe que ninguém o chame de pecador. Que importância tem o que você foi ontem? Você é filho de Deus, agora e sempre".

"Somente você é o responsável por si mesmo. Ninguém mais pode responder por seus deveres quando o ajuste final chegar. O seu trabalho no mundo - nas esfera onde o seu karma, sua própria atividade passada colocou você - pode ser realizado somente por uma pessoa: você mesmo".

"Embora você tenha que estar no mundo, não seja do mundo. Os verdadeiros iogues podem falar e se misturar com as pessoas, contudo suas mentes estão sempre absortas em Deus".

Yogananda (1893-1952) é considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Associou os ensinamentos cristãos de Jesus com os ensinamentos hindus de Krishna. Um mestre da krya yoga - um tipo de yoga sagrada da Índia - que fundou a Self-Realization Fellowship, nos EUA, e a Yogoda Satsanga Society, na Índia. A Self possui ashrams, templos e grupos de meditação em vários países (inclusive no Brasil), onde os devotos se reúnem para praticar a meditação.
Salve Yoganandaji!

2 comentários:

  1. Oi, Claudia!
    Muito bom você compartilhar seus sentimentos em relação ao Mestre. Ele realmente nos toca - e isto comigo começou ao ler Autobiografia de um Iogue, quando fui cativada pelo seu bom humor e espírito brincalhão. "Não leve a vida tão a sério", nos ensina...

    Aproveito a carona aqui no seu espaço para lembrar que tanto no orkut como no Facebook temos um grupo chamado Paramahansa Yogananda - Brasil, onde sempre divulgamos os eventos da SRF e também pensamentos dos gurus. Fica o convite a quem estiver nestas redes. Entre na nossa internet cósmica! ;-)

    Jai Guru! Jai Ma!

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Segue o meu blog, que te sigo tmb.

    http://www.lendadalua.com.br
    Lenda da Lua - Jai Guruji Yogananda

    Namaste,
    Lenda da Lua

    ResponderExcluir