terça-feira, 22 de setembro de 2009

O básico, por Dalla.

Gostei tanto de um texto de Marcelo Dalla, do "Dala blog" (ver link em "vertiginosos"), que aproveitei para reproduzi-lo aqui. Marcelo é homem de bem e tem o dom de deixar meu dia mais feliz, porque me faz meditar sobre a vida e ver que tem gente muito bacana neste planeta. Aí vai:

"O básico que todos já deveriam saber.

Prejudicar alguém é prejudicar a si próprio. Não se pode ignorar a lei de causa e efeito. Estamos aqui de passagem e com a interessante possibilidade de evoluirmos... Ou como você explicaria tantas discrepâncias entre os humanos?
Sim, podemos eliminar nossos defeitos! Ter consciência de que isso é possível é o primeiro passo. O segundo é nos afastarmos do que nos faz mal. O terceiro é respeitarmos o livre arbítrio das pessoas. Ninguém é igual a ninguém. Nossos desejos são únicos.
O medo paralisa o crescimento. É, na verdade, o fim do começo. Quem é dominado por ele jamais vence, só aplaude.
Felicidade é o resultado de um coração que soube amar. E amor não se cobra, amor se dá. Ninguém é nossa metade. As pessoas precisam se sentir inteiras para serem verdadeiramente felizes. Não busque ser amado, busque ser amor!Para saber amar é preciso conhecer a solidão. Ela é a mestra da ausência de egoísmo. Jamais seremos felizes se quisermos que nosso parceiro faça o que não temos capacidade para fazer.
Jamais confunda egoísmo com auto-estima. O primeiro só faz mal. O segundo só faz bem. Saber utilizar a auto-estima é o começo do "ser feliz". Demonstrar egoísmo é o fim de uma boa relação.Nada que esta à nossa volta nos pertence. Está emprestado para a evolução da alma. É engano achar que somos donos de alguma coisa. Quando partimos desta para outra vida, não levamos nada.As melhores coisas da vida não são coisas. Não se tocam, se sentem. A felicidade, portanto, está armazenada em nosso plantio e não nas nossas colheitas materiais. Quando estamos felizes em alma, nada precisamos acrescentar.
Você é feliz?".
Já fiz essa pergunta aqui no Vertigem Cósmica. Então, se quiser responder ao Marcelo, fique à vontade.

3 comentários:

  1. adorei este texto tbm !!!!! precisamos estar sempre vigilantes, sempre no presente e sempre tentando evoluir!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhhh q bom ver meu texto aqui. ë uma honra, querida!
    Isso me inspira a escrever mais!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia, Marcelo... Escreva mais, bem mais...
    Seus textos inspiram muita gente, pelo que tenho observado...
    Um beijo!

    ResponderExcluir