quarta-feira, 29 de setembro de 2010

jugo suave.

Amigos são como chocolates: simplesmente deliciosos.
Quando nascemos, Deus, para tornar a vida mais amena diante das dificuldades, espalha pela Terra pessoas que cruzam o nosso caminho e marcam nossas vidas. Tornam o jugo mais leve, tornam a vida mais colorida. Estão ao nosso lado para compartilhar sabedoria, amor, alegria ou mesmo sofrimento.
Ontem falei com Adriana, encontrei Marcia quando voltava do trabalho, depois recebi a Lissa em casa, e depois conversei com Dudu, até cansarmos, sobre "textos vedetes" (na fala de Godard)... Ganhei comentários de Tina, ri com Aninha, com Clara e com Jaque... E por fim recebi um beijo de boa-noite de Miguel.
Hoje não é "dia do amigo". Mas me deu uma vontade forte de agradecer por todos eles. Eles salvam o meu dia.

verborragia estéril.

"Tomado por uma condição de miséria, minha mente está incapaz de decidir o
que é certo e o que é errado;

clamo por Vossa ajuda: dizei-me decisivamente o
que é bom para mim.

Sou vosso discípulo. Ensinai-me, pois em Vós busco refúgio".
(Gita 2:7)



Essas palavras de Arjuna, o guerreiro discípulo de Krishna, resumem bem meu dia ontem. Deixando-me influenciar pelas palavras - sempre as palavras! - de diferentes pessoas, acabei entregando-me a angústias e melancolias... Ah, esses meus recursos mentais, tão indigentes ainda!
Contaminada pela verborragia humana, senti falta do silêncio. Entrei na cabine audiométrica, forrada acusticamente por grossa espuma cinza, e fiquei ali, por algum tempo, desintoxicando o coração e a mente... Adormeci. E recuperei um pouco da calma interior. Lembrei-me de Yogananda, que dizia: "Quando estiveres em desarmonia, se não puderes meditar, então durma...".
Hoje busco o silêncio. Comecei o dia com o "Gayatri Mantra" e prometi para mim mesma só falar o essencial.

domingo, 26 de setembro de 2010

prática.


Sexta-feira. No dentista, pela manhã, enquanto aguardava o atendimento, alimentei o espírito com lições de Yogananda. "Cultivate inner soul joy, the true happiness" era o assunto. Minutos depois, saí dali e fui parar num shopping por perto. Dei uma olhada, gastei meu tempo de sobra - fato raro - comprando cupcakes para minha filha e folheando livros na Saraiva. Tudo perfeito para um começo de fim de semana... Até que, já fora do shopping, observei que minha agenda não estava comigo... Frio na barriga. Um pouco de raiva pela minha falta de cuidado. Tristeza ao pensar que meu talão de cheques estava lá dentro do bendito caderno. Vertigem, taquicardia, desânimo... Enquanto voltava ao shopping, minha memória recente me levou aos ensinamentos do mestre indiano:


"Não importa o que você estiver fazendo, mantenha a corrente de felicidade, o rio secreto de alegria, fluindo sob seus mais diversos pensamentos... Aprenda a ser secretamente feliz, no íntimo de seu coração, apesar de quaisquer circunstâncias..."


Inspirei, expirei, tentando acalmar os sentidos e a respiração, ali mesmo, no meio das pessoas que seguiam apressadas. Pensei na lição que poderia tirar daquele momento - no mínimo, deveria ser mais cuidadosa com as coisas... E pensei que não estragaria meu dia se não reencontrasse a agenda. Lembrei de um post que li no blog da Tereza Freire (do inspirador Yoga na Vida: http://www.yoganavida.blogspot.com/), no qual ela faz uma autocrítica ao comentar suas reações a um fato desagradável que vivenciou... Puxa, pensei, ensinamentos requerem provas práticas... Eis a minha prova! Orei mentalmente, agradecendo mais do que pedindo, enquanto seguia para o SAC do shopping.

A agenda estava lá, intocável. E a lição foi aprendida. De volta para casa, mais Yoganandaji:


"Today I will open the door of my calmness and let the footsteps of silence enter the temple of all my activities" (Hoje abrirei a porta da minha quietude e deixarei as pegadas do silêncio entrarem no templo de todas as minhas atividades).


Om. Paz.

sábado, 25 de setembro de 2010

a última.

não resisti... porque hoje é sábado e me sinto boba, muito boba [mais do que o normal]!

bobeira 3.

Só mais um pouquinho... :P

bobeira 2.

Ooops!

bobeira1.

Até aonde vai a critatividade [ou bobeira] humana?

tumblr addicted.

Não teve jeito. Fui honesta e rebloguei...

dumbledore e o tempo.

Sem tempo para comentários...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

miau às quatro.

Esta é minha vida.

flor.

Spring is here.
Chegou a primavera.
Comemoremos!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

baixa expectativa.

Uma fórmula simplificada para ser mais feliz: acrescente virtudes ao seu cotidiano e diminua dele as falsas expectativas. Tente multiplicar as ações boas... O bom carma volta com bênçãos e alegrias... Se você parar para pensar, grande parte de toda a infelicidade que nos consome vem das ilusões que nós mesmos construímos e alimentamos... Muita tolice arquivada na mente e no coração! Exercite a des-ilusão... Não que, para isso, você precise tornar-se um cético, ou perder a fé, ou desconfiar demais dos outros. O caminho é tentar fazer o bem, amar com intensidade, sem esperar nada em troca. Até porque seres humanos são tão falíveis!...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

la dolce vita.

A vida é um sonho. É como se atuássemos em um filme... Drama, romance, terror - nós escolhemos o tom. O personagem principal é também o diretor. Ele escolhe caminhos e edita cenas. Fascinante, não? Mas pode ser desconfortante, muitas vezes. Melhor é despertar da ilusão...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

intenções.

Intenções para hoje: Aumentar a percepção interior. Meditar. Entrar em sintonia com o amor. Concentrar no trabalho, oferecendo o melhor ao universo. Sorrir mais. Reclamar menos. E lembrar que tudo passa, sempre.

sábado, 18 de setembro de 2010

thanks!


Let us rise up and be thankful, for if we didn’t learn a lot at least we learned a little, and if we didn’t learn a little, at least we didn’t get sick, and if we got sick, at least we didn’t die; so, let us all be thankful.
[Siddhartha Gautama]

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

murakami em versalhes.

TAKASHI MURAKAMI// Exposition Versailles from OFIVE.TV on Vimeo.


Takashi Murakami, artista contemporâneo japonês que eu adoro, está com exposição no Palácio de Versalhes, na França. Curioso contraste!

all alone.

Alguém que tem a capacidade de tirar proveito da solidão, com felicidade, é um sábio.
Não me preocupo quando estou sozinha. Não tenho medo. Depender dos outros é ilusão. Todos nascemos sozinhos - bem, no meu caso, compartilhei o útero de mami com minha irmã gêmea... Mas morremos sozinhos.
Ficar sozinho é condição para o autoconhecimento. Medito. Dissolvo os sons no infinito, bloqueio a visão. Esqueço-me das sensações proprioceptivas. Sou apenas respiração. E cada vez menos respiro. Sou nada. Sou o Tudo.
Dezessete de setembro de 2010. Momentaneamente desfruto da minha solidão.

universos.

Entre esta e outra galáxia, que distância há?
Um cientista pegou o computador e começou a calcular.
Um poeta, envolvido em enlevo, começou a sonhar.
Um sábio iogue sentou-se tranquilo, entrou em silêncio e começou a meditar.
[Hermógenes]

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

sonho bom.

Sonhei com o irreal. E tinha plena consciência de que aquilo era impossível. Sabia que era tudo ilusão. E ainda assim foi bom... No final, o objeto onírico desapareceu de repente, na minha frente. E ainda assim foi bom sonhar. Abri os olhos e tudo ficou mais claro.

troca.

Caminhei na areia, afundando bem os pés. Tomei sol na cabeça. Aqueci os chakras. Mergulhei de olhos fechados. Permaneci em silêncio, ouvindo o vento. Compartilhei energia cósmica com a senhora natureza. Foi uma troca sinérgica, muito além dos sentidos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

aspiração.

Gostaria de aproveitar todos os minutos para melhorar-me.
para ver mais,
para esquecer mais,
para me purificar,
para engajar-me no viver,
para não me prender ao viver,
para caminhar,
para contemplar,
para curtir a beleza,
para aprender a contentar-me,
para interiorizar-me na meditação,
para apagar meus anseios,
para minimizar-me como ego
e, assim,
poder infinitizar-me como EU SOU.
(Hermógenes, em "Viver em Deus", 2007)

eu, vintage.

Impressiono-me com a rapidez das horas. Envelhecer é bom, sinto-me cada vez melhor. Mas vai você comprar biquini em loja pop (porque toda loja de biquini é pop)... Aí bate uma certa revolta. A moda hoje é feita para meninas de 20 a 30 anos. E as de quarenta não têm vez. Não usam roupas para teens nem tampouco fazem uso de "moda para senhoras". Um verdadeiro caso de hiato fashion (horrível, isso!). Mas não ligo, não. Isso é bom motivo para consumir menos...

sábado, 4 de setembro de 2010

funny.

Um final de sábado bem divertido pra você!

o mar.

"O mar quando quebra na praia é tão lindo, é tão lindo"...
Hoje sonhei com o mar. Talvez porque na quinta-feira revi o mar de Ipanema, tão verde anil, tão convidativo, e eu passando num ônibus pela orla mais bonita do Rio... O mar é fonte de inspiração, é sonho bom ou ruim - desde pequena tenho muitos sonhos com ele.
Comecei a vida no mar aminótico dentro do útero de minha mãe e cresci dentro do ambiente marinho [eu morava em frente à praia da Urca, aqui no Rio]... Uma de minhas primeiras lembranças é justamente na praia, observando o reflexo dourado do sol na areia e no quebrar das pequenas ondas que molhavam meus pezinhos... * Suspiro! *
Na adolescência, deixava meu bairro e seguia para mergulhos em Ipanema. Como todo jovem inconsequente, arriscava-me com meus irmãos em ondas que, hoje, lembro com assombro... Bem, não precisa dizer que tomei belos "caixotes" em dias de ressaca. Mas tinha tanta intimidade com aquele marzão... Era como se eu estivesse dissolvida ali dentro!
O mar me dá a real dimensão do meu ser em relação à vida: sou nada, perto de sua imensidão.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

friends.

Ando ausente dos amigos, por força do trabalho. Mas é só uma fase. Estou "em fase de construção"... Pode ser que depois venha a fase do desfrute. Ou da "desconstrução", quando a gente aprende a desapegar das coisas... Amigos são importantes e por isso precisam ser mimados de vez em quando. Estou a caminho!

buick.

Lindo o design desse Buick Streamliner, de 1948...