domingo, 30 de janeiro de 2011
sábado, 29 de janeiro de 2011
heart.
Quero fazer do meu coração um instrumento mais realista, mais transparente, e paradoxalmente menos racional. Quero deixá-lo bater forte, bem forte, para cada um que cruze o meu caminho. Que ele me faça sorrir, degustar, enternecer, amar...
Eu quero meu coração bem vermelho... E cada vez mais sutilmente cheio de amor.
ouvindo a luz.
Minha indecisão cresce em relação a novas propostas de trabalho. Preciso conectar-me com o universo. É dificil conhecer os limites entre o medo e a precaução, entre a inércia e o cansaço. Puxa vida... Tomar decisões não é fácil. Agarrar oportunidades também não. Essa é a hora de respirar, mergulhar no silêncio, ouvir a Luz.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
em branco.
Andei distante de Vertigem Cósmica... Muito trabalho, que gerou cansaço, que gerou desânimo, que gerou reações interessantes... Vontade de rever papéis, situações, lugares... Sem contar a necessidade de pensar em nada. Precisava dar uma parada no tempo.
Fiquei cinco (insuficientes) dias longe do trabalho. Não deu pra nada. E olha que o chefe ainda reclamou... Então prometi que, ainda em 2011, planejarei minhas férias. Que seja uma quinzena pastando no verde, ou submersa no mar - estou precisando mais do que nunca reconectar-me com a natureza... Férias são, hoje, uma necessidade para uma profissional liberal como eu.
domingo, 9 de janeiro de 2011
sábado, 8 de janeiro de 2011
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
um amigo em crise.
Recebi de um amigo um desabafo aflito sobre circunstâncias normais de qualquer ser humano: estresse, tensão, medo da morte (agravado pela perda de uma amiga próxima), dor de cabeça, insônia, excesso de trabalho... Ouvi pacientemente, identificando-me com ele, concordando que não é fácil manter o equilíbrio quando estamos cansados ou insatisfeitos... Então esse meu amigo, em seus plenos 47 anos de idade, perguntou qual seria a saída para esses males.
Minha resposta, depois de pensar alguns segundos, foi básica: respiração. Disse que ele precisava aprender a se harmonizar. Ele rejeita a ioga, a meditação... aceitou no máximo a sugestão de praticar tai chi chuan. O que parece tão óbvio para mim não serve para ele, está fora de seus hábitos e considerações. Percebo - sem qualquer entonação de crítica - que ele está profundamente desarmonizado, desconectado de si mesmo e de Deus. Usa a razão como a espada da verdade, rejeitando intuições, ou qualquer manifestação de espiritualidade, e continua tomando seus calmantes à noite.
Fico pensando por quanto tempo ele permanecerá preso às manifestações dos sentidos, aos grilhões da ilusão cósmica que tanto nos faz sofrer... Tão bom seria que compreendesse que o verdadeiro sentido da vida não está em coisas, em lugares, em prazeres...
Hoje, assim, oro para que ele desenvolva sua percepção intuitiva, através da autocrítica, da autoconsciência, da meditação (ainda que por breves minutos), para aliviar o peso dos "problemas" que ele mesmo desenvolve e valoriza...
Respire, meu amigo. Feche os olhos e desperte. É tão fácil, tão simples...
Seja feliz.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
hoje é dia de yogananda.
Tenho que confessar: muitas vezes choro ao ler as palavras de Paramahansa Yogananda. Suas colocações me chegam sempre de uma maneira decisiva, caridosa... Em certos momentos de estresse, eu mantenho uma conversa bem franca com esse mestre, que deve sorrir ternamente da minha desarmonia...
Hoje comemora-se o aniversário de Yogananda. Para homenageá-lo, reproduzo aqui alguns de seus pensamentos...
"Não deixe que ninguém o chame de pecador. Que importância tem o que você foi ontem? Você é filho de Deus, agora e sempre".
"Somente você é o responsável por si mesmo. Ninguém mais pode responder por seus deveres quando o ajuste final chegar. O seu trabalho no mundo - nas esfera onde o seu karma, sua própria atividade passada colocou você - pode ser realizado somente por uma pessoa: você mesmo".
"Embora você tenha que estar no mundo, não seja do mundo. Os verdadeiros iogues podem falar e se misturar com as pessoas, contudo suas mentes estão sempre absortas em Deus".
Yogananda (1893-1952) é considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Associou os ensinamentos cristãos de Jesus com os ensinamentos hindus de Krishna. Um mestre da krya yoga - um tipo de yoga sagrada da Índia - que fundou a Self-Realization Fellowship, nos EUA, e a Yogoda Satsanga Society, na Índia. A Self possui ashrams, templos e grupos de meditação em vários países (inclusive no Brasil), onde os devotos se reúnem para praticar a meditação.
Salve Yoganandaji!
Assinar:
Postagens (Atom)